quarta-feira, 3 de junho de 2009

A COPA DO MUNDO É NOSSA!

Bem, como todos sabem a COPA 2014 é oficialmente nossa com direito as cidades sede e tudo! Foi nesse último domingo no dia 31 de maio que recebemos a listagem com as quinze cidades que serão palco na copa de 2014. Houve muita reclamação a cerca dessa escolha e quanto aos critérios de seleção. Há quem acredite que foi por quesitos técnicos enquanto outros arriscam uma pequena e leve influência política. Entretanto isso não importa! Vamos divulgar o nome das 15 cidades escolhidas! Segue abaixo:

  1. Rio Branco – AC
  2. Porto Velho - RO
  3. Belém – PA
  4. Palmas – TO
  5. São Luis – MA
  6. Goiânia – GO
  7. Boa Vista - RR
  8. João Pessoa – PB
  9. Teresina – PI
  10. Florianópolis – SC
  11. Macapá – AP
  12. Campo Grande - MS
  13. Maceió - AL
  14. Aracajú - SE
  15. Vitória - ES

Essas foram as cidades que tiraram a ‘sorte’ grande. Sim, elas foram escolhidas a dedo para que até o ano de 2014 sejam sacrificadas o suficiente para que outras 12 cidades cresçam inimaginavelmente.


Todo mundo sabe que o Brasil não esbanje riqueza por aí e muito menos é um país que tenha dinheiro sobrando em cofres públicos. Somos um país cheio de corrupção onde o dinheiro público sempre acaba no bolso de algum político espertalhão, mas vejam só! Vamos sediar a copa! =D


É incrível mas acreditem que em um País onde as necessidades básicas como a fome, saúde, educação e segurança estão em colapso está prestes a gastar rios de dinheiro com um evento futebolístico. Fico realmente feliz pelas outras 12 cidades contempladas! É como se fosse ganhar na loteria. Engraçado que aqui no Brasil só conseguimos investimentos assim. É o governo que não vai querer fazer feio perante o mundo e vai urbanizar e embelezar ao extremo essas doze cidades escolhidas. Isso é muito bom, e espero que elas realmente aproveitem essa chance de se desenvolverem! Pena eu sinto realmente pelas outras 15 cidades que estão longe de investimentos do governo federal pelos próximos cinco anos até a copa. Vamos torcer que os turistas se limitem a visitar apenas as 12 cidades-sede. O que acho difícil, já que deixaram Florianópolis fora.


Em relação à escolha das cidades-sede. Aquilo ali foi realmente longe de quesitos técnicos. Engraçado que em outros países eles optam pelos projetos mais viáveis e mais baratos. Aqui, escolhemos os mais caros. É uma chance maior de lavar MAIS dinheiro público. Quanto maior a obra, maior o desvio. A escolha de Manaus é um exemplo clássico. Preferiram gastar quase R$600.000.000,00 só na criação do estádio amazonense ao escolher Belém como sede gastando cerca de R$ 300.000.000,00 na preparação da cidade incluindo o estádio e outros pontos chave. Por que será?

Além disso, é visível como a distribuição foi bem feita entre as macro-regiões. É espantoso como escolheram tantas cidades na região norte, né? Também quem podia revogar isso? Ela ocupa mais que a metade do Território Nacional. É uma região tão importante que vai ser representada por apenas UMA cidade-sede. Vejam aqui. O Brasil está praticamente tombando para direita. Reparem na foto ao lado. É a Alemanha sediando a Copa do Mundo. É gritante a diferença na distribuição das cidades-sede.


Grandes injustiças foram cometidas nessa escolha. A exclusão de Florianópolis, Goiânia e Belém foram a maior das injustiças, assim como a inserção de Natal. Mas é assim mesmo. O jeito é viver nas cidades não escolhidas até onde der. Quando a situação de precariedade chegar ao extremo, aí tentamos nos mudar pra alguma cidade escolhidas para a copa do mundo e quem sabe até conseguimos assistir um joguinho por lá, isso se os gringos deixarem né.

Brasil! Um País de Todos!


PS- Parabéns as 12 cidades escolhidas e boa sorte pra vocês!


9 comentários:

  1. eu preferiria que gastassem o que vão gastar na educação e no saneamento básico dessas cidades :)

    ResponderExcluir
  2. Arthur

    Muito obrigado por acompanhar o Blog Brasil Liberdade e Democracia. Seus comentários são benvindos.

    Compreendo o seu sentimento de revolta e é por isto que criei o blog.

    Precisamos a cada momento manifestarmos nossa indignação para com o desrespeito como nós somos tratados pelos nossos governantes para que possamos ter um país do qual nos orgulharmos.

    ResponderExcluir
  3. eu preferiria que gastassem o que vão gastar na educação e no saneamento básico dessas cidades :)[2]
    ele disse tudo!!

    beeijo
    atualizei
    http://andnobodyelse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Assim, tudo bem que eu preferia muito mais que todo esses MILHÕES e MILHÕES que estão pré destinados a gastarem em novas construções e em estádio e tudo mais, fossem pra melhoria do Brasil tanto na educação, saneamento e tudo mais. O que eu acho engraçado também é que pra tratar de tudo isso, é muito dificil o governo se dar tanto, disponibilizando essa quantidade imensa de dinheiro que estão dando pra fazer os melhores estádios de futebol, melhorarem as cidades, e qdo os turistas aparecerem por aqui, acharem que o Brasil é um paraíso, e só tem coisa linda. Mas quanto a isso, não podemos fazer nada, o Brasil ja foi escolhido. Quanto a Natal, eu acho que foi bem escolhido, eu moro em Natal a pouco tempo, mas é uma cidade que acolhe muito bem a turistas e eu não teria duvidas de que seria uma das sedes. 4 cidades do nordeste, eu fiquei bem assustada com isso, pois a mídia nunca foi de valorizar muito o Nordeste, quem não é daqui e nunca veio aqui, pensam que é só miséria e tudo mais. Mas enfim, essa é outra realidade aí. Quanto a Natal, Natal tem um estádio, o Machadão. E SIMPLISMENTE, vão derrubar e fazer outro totalmente moderno e luxuoso. Agora me digam se havia necessidade? Tudo bem que o estádio não estava lá essas coisas todas, mas podiam fazer uma reforma, e tudo mais, ajeitar direitinho. E fariam ate outro estádio, para preservar o Machadão que é um marco em Natal. Essa sim foi a notícia que mais me decepcionou em relação ao governo de Natal.

    ResponderExcluir
  6. Não tenha dúvida de que Natal é uma linda cidade realmente, mas acho que a região norte merecia pelo menos duas cidades representando-a. E não se decepcione tanto. Em Manaus, também vão demolir e criar outro estádio no lugar

    ResponderExcluir
  7. Concordo com suas palavras Arthur! Muito bom seu blog!
    www.blogtelenoticias.com

    ResponderExcluir
  8. A corrupção aqui é terrível mesmo, mas no caso das cidades escolhidas tem alguns pontos fortes. 12 cidades escolhidas e outras não, mas cidades como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasilia (a FIFA exige que a capital do pais seja sede também) não poderiam ficar de fora, pois, são cidades onde o futebol é tradicional em nosso país. Nestas cidades estão os melhores cluber, maior concentração de torcedores e os principais estadios do país. Norte e Nordeste não poderiam ficar de fora também, são escolhas que tendem a ter uma lógica, a Amazonia é uma referência de nosso país, então tem que ser sede também!
    Sim, temos problemas de fome, corrupção, desigualdades diversas, mas somos o pais do futebol e esporte também é cultura e lazer.
    Mas entendo seu ponto de vista, quando temos tantas desigualdades fica difícl ver essa grana indo para eventos esportivos e, infelizmente e inevitavelmente no caso do Brasil, bolso de politicos.

    http://gustasou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir