sexta-feira, 29 de maio de 2009

GESTÃO EM INDIGESTÃO

Ainda pouco ouvi na televisão uma notícia sobre o ENEM, prova esta, que nunca assustou os alunos do ensino médio e é conhecida por possuir o maior número de questões a nível "pestalose" que encontramos entre as provas de avaliação pública. À partir deste ano, muitas universidades federais irão adotar o ENEM como o meio comum de ingresso à Universidade e ao Ensino Superior. Não estive muito satisfeito com isso porém, escutei algo que ainda não consegui digerir: "A inscrição do concurso terá o valor de R$ 35,00 para alunos de escola particular e de graça para os alunos de escola pública."

Sinceramente, isso é inconcebível! Acredito que o Brasil nunca esteve, aparentemente, ajudando tanto os necessitados como está agora e também nunca vi políticas públicas mais excludentes do que as presente em nossa constituição. Que palhaçada é essa? O que tá acontecendo?? O aluno da escola particular tem os mesmos direitos de alunos da escola pública! Ambos tem o mesmo valor civil!
E o pior de tudo é que os verdadeiros alunos de escola pública jamais serão amparados por essas medidas.

A gestão pública adora nos iludir e eu to cansado disso! Até quando vamos ter que ver a bolsa família, bolsa escola, bolsa criança e bla bla bla amenizando nossos problemas? Por quê em vez de suavizar as carências sociais, não tomamos uma atitude realmente eficaz? Por quê nesse processo seletivo os estudantes de escola privada vão ter que pagar por eles e pelos outros? Ou será que acham que acreditamos que o prejuízo por essa gratuidade será creditada dos cofres públicos? Pelo amor de Deus!

Eu estudo em uma universidade pública. É a maior do país em número de alunos e a segunda maior em extensão territorial, sabiam? É... O governo enche a boca pra mostrar as qualidades mas ocultam os defeitos! Aumentam anualmente o número de vagas e diminuem o orçamento público liberado paras as universidades federais. Resultado? É a falta de aula, falta de professores, laboratórios sucateados... Tudo isso são problemas que só quem estuda lá sabe. Ter que correr atrás de professor, de entrega de certificados, temos que correr atrás de TUDO!

Ano passado, quando fiz o curso de preparação ao vestibular todos reclamavam das cotas e o quanto isso era um inadmissível e agora que estamos lá dentro todo mundo esquece disso... Eu não esqueço! Não me conformo com a disparidade gigantesca de pontuações entre cotistas e não-cotistas. Eu sei o quanto suei pra entrar ali e não vou fingir que foi fácil como parece que é.

Em relação as cotas raciais, tudo bem! Eles levam em consideração a questão histórica e o preconceito que o Brasil ainda tem em relação a cor da pele. Pessoas negras ou pardas realmente tem menos chance na hora de ocupar aquele emprego de salário mínimo pra ser vendedor no shopping e tava mais do que na hora de dar a eles uma chance e de miscigenar também o nosso arsenal de profissionais capacitados. Quem sabe com o tempo não achamos normal ver um médico ou um juiz-desembargador negro... Entretanto vejam só que ironia, tem direito a cota racial somente negros e pardos de escola pública. Os de escola particular são tratados como não-cotistas, sem política alguma de proteção.
Dá pra alguém me explicar o POR QUE? Alguém pode me explicar o motivo dessa exclusão, se a explicação das cotas raciais é a questão histórica?

Cota Social:
"Quer cota? Comprove que você completou o ensino médio em escola pública e está tudo resolvido."

TODOS pagamos inúmeros impostos que são também destinados à educação. Todos temos direito à uma vaga ao ensino público. Estudar em escola particular é uma OPÇÃO apesar de continuarmos pagando as escolas e universidades públicas. Além disso, encontramos escolas particulares com os preços mais acessíveis possíveis. É o desespero da Dona de Casa do subúrbio e da periferia de matricular seu filho em escola particular tentando privá-lo da marginalização tão presente nas escolas públicas...
E agora? O filho da Dona Maria vai ter que disputar uma vaga sem proteção social alguma?

Antes de ingressar na universidade, conheci inúmeras pessoas que tinham plenas condições de desembolsar a mensalidade de cursos caros em instituições privadas e ainda sim, queriam as instituições públicas. Hoje em dia se matricular em escolas públicas, que por sinal possuem um péssimo ensino, é uma questão de estratégia. Eles vão à escola apenas nos dias de prova, e de tarde frequentam o preparatório de vestibular mais caro cidade. Filhos de pais ricos fazem isso a toda hora e pior, tiram a vaga de pessoas que estudam de fato em escolas públicas e que juram que estão sendo protegidas pelo governo. Estudar em escola pública não é sinônimo de pobreza! Pra mim, cota social deveria dar juízo ao nome e somente ser concedida se a situação financeira e familiar comprovar que de fato, aquela pessoa não tem condições de acesso ao um ensino privilegiado.

Sinceramente eu estou cansado de tudo isso. Cansado de ser enganado pelo governo, tendo de acreditar que é mais barato bancar um único estudante de medicina em uma faculdade particular (custos que giram em média R$ 210.000,00 por aluno) através do PROUNI, que aplicar esse mesmo dinheiro, em universidades públicas para que ela possa de fato, oferecer mais vagas para os cursos de graduação. Mas afinal, esse é o país de todos. O País que tem a bolsa família, que reelege integrantes do mensalão, que adota o PROUNI só pra mostrar que tá fazendo alguma coisa...
Eu fico muito despreocupado com tudo isso. Afinal, estamos mais do que prontos para enfrentar a crise econômica! Somos altamente capazes de enfrentar a Gripe de Influeza A (H1N1), está tudo sob controle! Não tem com que se preocupar ;)

O Brasil realmente é demais! E eu amo esse país! =)

10 comentários:

  1. uahuahs, belo desabafo companheiro :)

    ResponderExcluir
  2. nice mam

    http://cariocax.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nem o que comentar você falou tudo.
    Esse governo conseguiu institucionalizar o preconeito e fazer o maior programa de compra de votos do planeta.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Alguns pontos minha opinião é contraria!! mas boa parte concordo!!

    http://cayonauan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sou completamente contra essa proposta de reformulação do sistema de ingresso nas universidades... o ENEM é uma prova mtuuuu pobre, eu axei pelo menos. Fiz ano passado, sem estudar POHA niuma e fiz 82% da objetiva e 85% da redação....
    Eu sou a favor dos vestibulares tradicionais... eles são meio cruéis mas o ENEM seria uma saída totalmente descabida e ineficiente... qm sab um outro modo? O.o

    ResponderExcluir
  6. o Brasil realmente quer mudar?, que melhore a base do ensino, apenas com uma educação de qualidade, desde a base, teremos um país mais justo

    Visite-me se puder
    http://theocho888.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sobre o site de divulgação LinkLog, dá certo sim! Quando meus links são aprovados eu recebo muitas visitas! O Ocioso é melhor, mas esse também é muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Tem coisa melhor do que um blog que nos leve a reflexão? Gostando do que encontrei por aqui, volto pra dizer que seu blog me toca o coração e trago algo pra vc...
    "Quem não conhece a frase “isso me toca profundamente...”? Ou tantas formas de dizer algo que realmente emociona vc?! Pra falar do que toca ao coração ou n’alma o blog Tocou! Tem criado vários diálogos sobre diversos assuntos que tocam nossos sentimentos... Pode ser um filme, um livro, um comercial, uma cena da vida real... enfim, O que te toca?!

    Acreditando que a melhor parte desse mundo blogueiro seja a troca de ideias e informações entre os participantes, o Tocou! Criou um selo para interagir e dizer a outros blogs como o seu: Esse blog é ‘tocante’! ;)

    Regras:
    1 - exibir a imagem do selo “Tocou!” que você recebeu;
    2 - postar o link do blog que te indicou;
    3 - indicar 5 blogs de sua preferência;
    4 - avisá-los da indicação;
    5 - dialogar sobre ‘o que te toca’ em algum post do www.tocou.blogspot.com
    6 - citar 5 ‘coisas’ que mais te toca o coração!
    7 - publicar as regras;

    Te espero lá pra pegar o selo... Beijos, Raiana

    ResponderExcluir
  9. Isso sim é um desabafo :D

    Precisamos mudar a base da educação, acima de tudo. A base do nosso país está ali e todo mundo fingi fechar os olhos para isso.

    ResponderExcluir
  10. QUE COISA FEIA!! QUERENDO FALAR DE DIREITOS E TRATANDO DESSA MANEIRA PESSOAS COM PROBLEMAS REAMENTE GRAVES. O QUE SERIA NA TUA CABEÇA "A NÍVEL PESTALOSE"??? QUE VC TÃO ESPEERTO NEM SABE COMO SE ESCREVE,ALÉM DE ESCREVER A NÍVEL,QUANDO DEVERIA SER EM NÍVEL?...E VEM FALAR DE GENTE BURRA??
    O SENHOR FOI MUITO INFELIZ AO USAR A SOCIEDADE PESTALOZZI NO SEU DESABAFO.

    ResponderExcluir