sexta-feira, 22 de maio de 2009

CÍUMES

O ciúme é um sentimento engraçado. Tem gente que sente a falta dele nas suas relações, enquanto existem pessoas que não desejaria nada mais que sua total extinção. Algumas pessoas acreditam que ele faz bem se for moderado e que em excesso faz muito mal. Eu concordo com isso. Mas afinal, pq existem pessoas tão ciumentas?

O ciúme é resultado de diversas coisas em conjunto. A insegurança é a principal ferramenta que tem como consequencia esse sentimento. As pessoas inseguras não se acham suficientemente boas para fazer a(o) parceira(o) feliz e isso resulta em uma total desconfiança.
Uma pessoa nesse perfil acredita que está sendo traído a todo momento e as vezes acaba perdendo oportunidades de ser muito feliz com quem ama.
A princípio parece divertido, afinal, todos querem se sentir amado e querendo ou não, o ciúme mostra isso, mesmo que seja de uma forma relativa. Porém, após inúmeras brigas sem fundamento, você percebe que o ciúme só está ali pra destruir tudo o que você construiu. É realmente decepcionante pra alguém que se doa, faz de tudo pra agradar, se sacrifica e etc, para no final, ainda ser julgado de maneira indevida. Ser um objeto de desconfiança e ser alguém que supostamente traiu é extremamente incomodo. Parece que a ciumenta(o) como dizem, ignora tudo o que você faz ou fez por ela(e). Conselho a pessoas assim que confie em si mesmo. Eu sei que é muito difícil controlar tal sentimento e que a insegurança ajuda bastante. Porém, antes de achar que quem está com você te traiu, repense em tudo que este alguém já fez por você e veja se ele(a) realmente faria tudo isso pra no final... lhe trair. Antes de julgá-lo(a) leve em consideração os sentimentos que a pessoa cativa por você e assim talvez você consiga ver que está perdendo uma grande oportunidade de ser feliz e de ter alguém que te ama do teu lado. Por que o ciúme é altamente eficaz em afastar, destruir e terminar os relacionamentos. Aprenda a confiar. Só assim você ganhará a confiança de alguém e a confiança em si mesmo...

Também existem pessoas que não amam e ainda sim, são extremamente ciumentas. São as pessoas altamente possessivas. A essas, eu realmente lamento. É triste alguém acreditar que se apossar, prender alguém e a deixar sempre por perto, assegurará que este alguém ficará com ela(e), ou melhor, que será dela(e) pra sempre. Liberdade é uma coisa que já abordamos aqui no blog e muitas das vezes o ciumento-possessivo acaba tirando isso da(e) sua/seu companheira(o). "Quem ama liberta" lembram? Enquanto você perde seu tempo tentando cada vez mais prender alguém que está com você achando que assim não perderá a tal pessoa, existe outro alguém que está bem ali perto oferecendo toda a liberdade do mundo e ainda sim, com um amor maior a oferecer. Acredito que é mais fácil ter o risco de confiar que ter o risco de perder tudo o que você mais queria, para você mesmo. Pense nisso...

18 comentários:

  1. Nossa, muito legal seu texto sobre ciúme.Eu já fui muito ciumenta, hj em dia tento controlar, pq tens toda razão, esse sentimento mal orientado, só faz destruir tudo que construimos com quem amamos e confiança e respeito devem ser a base de tudo.Parabéns pelo blog, e obrigada pela visita. Bj
    http://infonews2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "...mas eu me mordo de ciúmeeeeee..." rs

    Gostei do texto, muito bom para refletir.
    Acredito que tudo o que é demais estraga, e o que é de menos deixa a desejar. Nada como um bom tempero!!

    Beijos ^^

    Bom fds.

    ResponderExcluir
  3. muito bom,
    realmente o ciúme é complexo
    huhu

    ResponderExcluir
  4. Não preciso falar nada sobre o ciumes você falou tudo.
    Gostei muito do seu texto xD
    parabens
    xD

    http://pensadoraxd.blogspot.com

    se der passa no meu

    ResponderExcluir
  5. Belo post cara.
    Mas ciúme muita vezes é reflexo de insegurança pura.
    Tolice.
    E com o passar dos anos ele diminui ou desaparece.
    Graças a Deus.
    Vc escreve bem. Parabéns

    http://martonolympio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou namorando, com o mesmo cara de antes. 11 meses, indo pro 1 ano. Ficamos separados por 3 meses, mas nada que o sentimento não junte novamente :)


    Muito bom teu texto sobre ciúmes, mesmo.

    ResponderExcluir
  7. O ciume é igual a saudade. Em certas doses é bom, mas em excesso pode fazer algo desagradável. :P

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. realmente o blog esta de parabéns

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião o ciúmes é bom também sem ser posessivo.
    Aquele ciumes básico que aquece o coração, faz dar risadinhas, garante mais abraços e carinhos.
    É lindo! uma sensação ótima.
    Agora aquele ciumes descontrolado. Como você disse só afasta, destrói e termina relacionamentos.
    Não só em questão de namoro, mas em tudo nada vida.
    O ciúmes pela família, por um amigo, por um objeto...

    Adorei o texto! ficou muito legal !
    Vou visitar aqui mais vezes ^^

    ResponderExcluir
  10. O ciume só é saudável quando é moderado..pouquinho...
    Se não, acaba com qualquer relacionamento =]

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu não sei qual é o melhor e qual é o pior.
    Mas ainda acho ciúme excessivo o pior. Ja fiquei com alguem assim e era tanto, qu enão aguentei uma semana rs.
    Gostei do seu blog. Achei na parte de comentar um blog a cima, do ORKUT =]
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ps. Sou a Rafaela que comentou a cima, mas não estou logada, meu blog é:
    http://recanto-malon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. caraca.. esse texto diz muito..
    as vzs acho q sou ciumenta d+.
    tenho q aprender a confiar mais na pessoa que esta do meu lado.
    ele ja mostrou o quanto gosta de mim. pq ter duvidas ainda?
    se ele nao gostasse o bastante nao estaria comigo.
    eh bem o que vc falou.. eh melhor correr o risco de confiar do que o risco de perder..
    .
    Parabens pelo blog.
    qdo der da uma passadinha no meu tbm
    bjss

    ResponderExcluir
  14. A vida é curta e ainda tem gente que perde um tempo precioso com esse sentimento que como vc citou provem mais da insegurança mesmo...é complicadissimo amar sem amar-se...
    Parabésn pelo blog!!

    ResponderExcluir
  15. Excelente seu post, leva a uma boa reflexão sobre o ciume.
    O ciume nada mais é que a insegurança da pessoa, mas o ciume exagerado é doença e requer uma boa terapia.

    ResponderExcluir
  16. Acho que em um relacionamento o ciúme não é necessário. Você tem que confiar no seu parceiro e pronto. O tempo que você fica discutindo com ciúme, você pode fazer coisas muito melhores.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa reflexão, realmente... há controvérsias no ciúme... ás vezes a falta parece falta de interesse para alguns, ou possessão... acredito que a resposta é a medida para tudo! ;)

    me visita?!
    www.tocou.blogspot.com
    www.raianareis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. É ciumes é um sentimento complicado. Dizem que é sinal de amor outros dizem que é sinal de insegurança.

    Acho que vai de pessoa para pessoa. Muitas vezes imagino que falta dar uma certa segurança para que a outra não sinta ciumes.

    "Quem ama liberta", ok quando li essa frase não pude deixar de lembrar que esta semana adquiri um oi chip!

    Abração!

    ResponderExcluir