domingo, 19 de abril de 2009

POR QUE MENTIMOS?


Essa é uma pergunta que aparentemente é muito difícil de responder mas dependendo do caso pode ser a coisa mais fácil a se explicar. Primeiramente vejamos conceituamente o que seria a 'MENTIRA' ou melhor, o ato de mentir:

"Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. “Mentir” é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um “mentiroso”."

Não acredito que haja alguém no mundo que não minta. Há vários tipos de mentiras, aquelas que são fortes podendo mudar e resultar outra situação trágica (quando a vítima descobre que a declaração era de fato, mentira) e aquelas que são essenciais para a 'sobrevivência'.
Custumamos encarar a mentira como algo negativo, mas será mesmo que é sempre assim? Será que TODAS as mentiras são maléficas? Existem sim, casos em que mentir é a melhor opção mas também existem casos onde a mentira ilude, engana e machuca.
O maior medo do mentiroso, na maioria das vezes, não é machucar ou iludir a pessoa pra quem ele mente mas sim a hipótese dessa pessoa descobrir que de fato ele... mente. É simples assim e funciona desse jeito. Tem gente que parece estar cego e doente de sua mentira. Seria alguém que acredita tão arduamente na mentira que conta que passa a pensar que isso é a verdade. Isso existe mesmo. Eu conheço, ou melhor, tenho um amigo que infelizmente é assim. É irritante o fato de todos saberem que tudo o que ele fala é mentira e ele ainda assim, continua mentindo. Entretanto eu ainda não respondi a pergunta do ínicio do texto. Afinal, pq mentimos?

Como já abordei, existem inúmeros casos e níveis de mentiras mas todas elas são expelidas com uma única finalidade: distorcer a realidade. Mas pq alguém faria isso?
Vocês lembram do meu primeiro post? Aquele sobre destino onde disse que vc só acredita em destino até o momento que ele satisfaz suas vontades? Pois bem, aqui a coisa funciona no mesmo rítimo. A insatisfação com a realidade e a vontade de querer as coisas do nosso jeito ou do jeito de um outro alguém (no caso da namorada, mãe, chefe quando pergunta coisas do tipo: você acha que to gorda?) nos faz cair na felicidade ou infelicidade de mentir. Mentir para satisfazer alguém que precisa de estimulo, até um certo ponto é realmente necessário e acredito que mentir nesse aspecto só faz bem. Agora existe casos que não.

Mentir faz mal a partir do momento que vc ilude alguém de uma tal forma que esta pessoa ao descobrir a realidade se machucará e ficará mais insatisfeita ainda do que antes. A auto-insatisfação também nos leva a mentir. Acredite, existe gente que cria relacionamentos que nem existem só pq acha que o estatus de 'namorando' é mais social que o estatus de solteiro. Existem aqueles que sempre são os 'fodões'. Aqueles que esculhambam com todos e nunca perde um argumento. Outros são aqueles super inteligentes que pontuam provas de vestibulares com as maiores pontuações e ainda assim, não passam. "Foi a minha redação que me tirou" rs... Essa é velha né?

A mentira tem perna curta. Esse argumento é pequeno demais pra fazer alguém parar de mentir. É um argumento falho que pode ou não se concretizar. Não vou lhe dizer que a mentira tem perna curta e que por esse motivo vc deve parar de mentir. O que eu lhe digo é: até que ponto vale à pena ostentar a mentira que vc conta? Antes de mentir, olhe pra quem vc está mentindo e imagine o quanto vc pode ferir a pessoa a que vc ama. Imagine o constrangimento que você passará perante seus amigos ou pessoas comuns no momento em que a verdade vim à tona. Tente não pensar nas consequencias boas que a mentira ocasiona, em vez disso pense nas ruins. Sei que é difícil viver uma vida sem mentiras e que sempre usamos ela para suavizar e tornar nossa vida bem mais cômoda mas experimente não ser um mentiroso por um certo período, você verá o quão bem isso fará para sua auto confiança e quem sabe depois disso, a sua antiga mentira não se torna de fato, uma verdade? :D Boa Sorte!

19 comentários:

  1. O que acontece se você expor a verdade constante às pessoas? hehehe

    Parabéns pelo seu blog.
    Abraço

    Otimização de recursos e serviços.
    http://menosbits.blogspot.com/
    O jeito inteligente de se usar a internet.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm acho que nao exista uma pessoa que naum minta
    o foda eh,como vc disse,quando essa mentira chega a ser tao grande a ponto de machucar,desapontar ou pior,chegar a humilhar alguem
    mas a mentira eh algo tao comum que todos fazem isso,eu acredito
    por menor que seja a mentira,ela sempre vai existir
    post interessante,kra eu confesso que no inicio eu fiquei um pouco perdido com a definicao msm
    hehe
    sucesso com o blog aih
    como percebi,vc tbm comecou esse mes nao eh msm???eu comecei ontem passa no meu blog depois nem ke seja soh msm pra uma visita
    nesse caso sucesso pra nos dois intaum :)

    ResponderExcluir
  3. me magoe com uma verdade, mas não me iluda com uma mentira. asuhaushaus

    belo post!

    ResponderExcluir
  4. q post animal.

    embora seja grande eu nao parei de ler linha por linha.

    pow esse lance de mudar a realidade é do caralho...quem nunca se sentiu assim?

    ae se puder da uma passada no meu
    http://livenando.blogspot.com/


    ps... ganhou um seguidor

    ResponderExcluir
  5. Hm.....mentimos porque nosso maior convívio são com seres humanos,e sendo assim,quando estamos prestes a mentir para outro ser igual a nós,nos colocamos no lugar dele muitas vezes e sendo assim,julgamos quando a mentira é apropriada ou não em determinado caso.

    roubar de alguém o direito da verdade quando se faz para "o bem do próximo",tira-se também o direito de alguém se fortalecer com coisas ruins,vivendo em um mundo paralelo à realidade.

    =**

    ResponderExcluir
  6. Fizemos uma telepatia amigo.
    Meu post foi sobre mentira também no meu blog
    Tudo bem que me texto não chega aospés do seu, enfim.
    Como voce mesmo disse, todos nós mentimos, por motivos diferentes e de formas diferentes.
    As vezes é tentativa de amenizar as coisas e ocultar a realidade dos fatos.
    Acho que tudo seria bem mais realista e doloroso se a mentir não existisse.

    ResponderExcluir
  7. "O que faz mal não é a mentira que passa pela mente, mas a que nela mergulha e se firma."
    Mentiras são comuns, na tentantiva de melhorar, ou nos livrar de algo. Quando afinal a realidade é exatamente o que queremos? Mentimos para nós mesmos, sobre nossos sentimentos, sobre o mundo, as pessoas, e para os outros. Mas mentir nunca resolve as coisas,sempre piora. Sempre.
    E quando nós mesmos criamos a ilusão? "As mentiras mais cruéis são ditas em silêncio." (Robert Louis Stevenson)

    ResponderExcluir
  8. Mentira é a pior coisa que tem e que mais existe. Me magoe com a verdade, mas jamais me iluda com uma mentira...

    Quanto a sua dúvida, acompanhei a festa, na verdade, meu blog é um jornal-revista online...

    ResponderExcluir
  9. Arrasastes nesse texto.
    Não conseguimos ser 100% limpos o tempo todo, mas podemos nos esforçar o máximo para isso.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o seu blog, e desculpe pela minha falta de atenção na comunidade.Da próxima vez serei mais atenta. E obrigada por ter me dado o toque.
    Parabéns pelo blog. :)

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o seu blog, e desculpe pela minha falta de atenção na comunidade.Da próxima vez serei mais atenta. E obrigada por ter me dado o toque, pois sou iniciante ainda.
    Parabéns pelo blog. :)

    http://infonews2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto, falou de uma coisa tão comum, que não é muito boa.. foi um bom tema
    e adorei o blog ;D
    passa no meu depois..

    http://semfronteiraas.blogspot.com/
    sinta-se em casa, e comente x)~

    flws

    ResponderExcluir
  13. Vim retribuir seu comentário no meu blog.
    ótimo texto você está de parabéns!
    Ah, e aquilo é uma novela sim rsrsrs :)
    http://secret--words.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. muito bom.. minha irmã tbm é estudante de ciências contábeis... e isso ñ é mentira.. rs
    vc já tentou fazer o que propõe? Não mentir, em nada nada?

    ResponderExcluir
  15. Já sim... é bem difícil mas dá pra viver sem mentir TANTO. Sempre tem um deslise e tal mas o objetivo mesmo é n magoar ngm com as nossas mentiras né? pelo menos vejo por esse ângulo... e enquanto a vc Marina. Sua irmã deve ser nota 10 haiuhauiha brincadeirinha vlw mesmo pelos comentários gente. Espero tá atingindo o principal objetivo que é fazer vcs, os leitores, refletirem um pouquinho mais sobre cada tema ok? vlwwww!!

    ResponderExcluir
  16. muito bom o texto, um tema rotineiro bom para refletir esse texto

    ResponderExcluir
  17. Realmente é complicado esse assunto cara... Mentira é o início de um ciclo.. Você conta uma e cada vez precisa inventar novas para dar credibilidade à primeira e quando se vê, não se sabe nem mais o que é real e o que é inventado... Um perigo e tanto isso!

    Parabéns pelo blog.

    www.sucodelimao.com.br

    ResponderExcluir