sexta-feira, 24 de abril de 2009

A ESPERA DE UM MILAGRE

Vocês já assistiram o filme "À Espera de Um Milagre"? Acredito que a grande maioria sim. Ele foi passado nesse último domingo no SBT. Esse é o tipo de filme que sempre te dá uma nova visão das coisas e te faz valorizar cada vez mais a vida. Toda vez que assisto me emociono em algum aspecto. Era mais ou menos 1:30 da madrugada (Isso pq tava passando no programa 8 e meia no cinema rs) e o filme já estava quase no fim quando pensei em postá-lo aqui no nosso blog. Um tema me veio a cabeça e hoje venho abordando isso à vocês. Será que nós, seres humanos, estamos aptos ao dom do perdão??

Todo mundo acha esse sentimento nobre e bonito mas será que todas as pessoas conseguem oferecer tal sentimento? Perdoar é uma tarefa árdoa e MUITO difícil. Claro que existem casos onde se é fácil perdoar. Quanto menor a dor que alguém te causa, mais fácil é perdoar a tal pessoa.

Como todos lembram, o filme abordava a realidade de um oficial que trabalhou no corredor da morte. No caso a "faísca velha" ou "green mile". Lá estavam os presos mais perigosos e crueis do sul dos Estados Unidos. Perdoar alguém que nos fez REALMENTE mal é incrivelmente difícil. No filme, os telespectadores das execuções na cadeira elétrica estavam nessa situação. Perdoar algo imperdoável...

O corredor da morte deve ser atormentador. As pessoas que estão lá sabem que fizeram algo muito ruim e que após a morte, elas serão punidas severamente por isso. O medo que os presidiários enfrentam e a oportunidade de se arrependerem é gigantesca. A cada execução que se passava era comum a similaridade das últimas palavras de cada um dos detentos: "Desculpem pelo o que eu fiz. Eu me arrependo muito e faria tudo pra desfazer... Mas não posso." Nesse momento lágrimas escorriam dos olhos de cada um deles. Lágrimas essas que evidenciava uma prova viva de arrependimento verdadeiro e sincero. As pessoas que assistiam, mesmo com tudo isso não retiravam a feição de ódio do rosto... Era a sede de vingança. A vontade de ver o acusado sofrer, sendo eletrecutado até a morte. Talvez eles acreditavam que se vingando de quem os fez mal faria a dor que eles sentiam diminuir e talvez seja esse o motivo da permanencia do ódio evidenciado em cada rosto. É ironico pq quando a execução terminavam eles se retiravam da sala desapotados e pode se dizer que até arrependidos de ter executado o tal criminoso. Isso acontece pq se vingar não trás o conforto, a calma... se vingar, não faz a dor passar. Isso só se faz com o perdão. Perdoar é realmente muito difícil mas quando se ve um caso como esses, facilita muito o processo.

O filme abordava também a história de um negro, forte e muito alto. Todo mundo ao vê-lo sentia medo e alguns, nojo. É incrivel a sacada do meste Stephen King, pq é justamente num cara desse perfil que ele colocou o papel de maior importancia. No filme, Deus teria colocado o maravilhoso dom da cura nas mãos de John Coffey que por sinal, foi encontrado tentando salvar duas garotinhas que foram estupradas violentamente por um desordeiro. Claro que não pensaram duas vezes antes de prende-lo. No final do filme ele mostra a Paul Edgecomb, que na verdade, não foi ele quem estuprou as duas garotas e sim um cruel assasino. "Ele matou elas com o amor que uma sentia pela outra". Disse John Coffey.

A gente não percebe, mas essa frase é incrivelmente forte. O amor seria um sentimento cedido por Deus à nós. Sentimento puro que completa o ser humando e o faz feliz. Me pergunto as vezes como chegamos a tal ponto. Como conseguimos usar um sentimento tão nobre como esse para fazer o mal? O que mais podemos esperar dos seres humanos?

Fiquei pensando como seria se aquela história fosse real. John Coffey seria um milagre de Deus enviado à terra para nos salvar, assim como Jesus Cristo. Se a história fosse realmente verídica provavelmente John Coffey teria de fato morrido e consegueríamos mais uma vez, matar mais um milagre de Deus. Somos uma classe tão engoísta que simplesmente não estamos preparados para receber Cristo e sua bondande. Em vez de aceitar a Deus, destruímos suas obras e a matamos. Fazemos tudo ao contrário. Imagine que hoje fosse o tal dia do julgamento final. Você acha que estaria preparado? O mundo está de cabeça para baixo mas será que ainda podemos fazer alguma coisa? Pensem nisso.

Obrigado pela a atenção e por terem lido o post até o fim. Espero que tenha valido à pena rs
atenciosamente,

Arthur Lisboa


20 comentários:

  1. Este filme é maravilhos , nos permite sempre ter um sentimento diferente cada vez que o assistimos.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a pena. Assim como conhecer você! A vida nos permite sempre que quisermos fazer o melhor, descobrir o melhor. E está tudo em nossas mãos. Acontece que sentimentos malvados, as vezes colocam tudo a perder. =T

    OBS.: Belo escritor vc é.
    Amo você!

    ResponderExcluir
  3. nunca achei esse filme, tão bom como falam, mas o filme é bom. o dom do perdão é o mais raro de todos. as vezes mesmo querendo perdoar alguém, nosso interior não deixa, provando mais uma vez o bicho que o homem é.

    ResponderExcluir
  4. eu ainda não assisti o filme, mas vou correndo na locadora alugar, tenho de dizer que voce escreve tão bem, que mesmo se demorasse dois dias pra ler o post...ainda sim valeria a pena e leria de novo.

    vc devia escrever um livro.

    quando a mim... basta elogiar.

    voltando ao post... perdoar realmente não é facil...é uma especie de dor insuportavel que so no final do damos contar que é necessario... o perdão sempre nos livre do peso de um sentimento ruim... contudo não é facil..ainda mais quando tende ser feito mais de uma vez com a mesma pessoa.

    é preciso tentar

    ae se nao for pedir muito
    http://livenando.blogspot.com/

    p.s ja estou seguindo

    ResponderExcluir
  5. O perdão é um dos atos mais lindos que um ser humano pode fazer. Certo que quanto maior a dor, menor a facilidade de perdoar, mas temos que ser fortes.


    Lindo o texto e ainda quero ver esse filme.

    ResponderExcluir
  6. O filme é do caralhooo, desculpe-me a expressão.
    mas é muito bom mesmo..
    e seu texto também, vc escreve muito..

    valeeu (y) :D

    http://semfronteiraas.blogspot.com/
    (:

    ResponderExcluir
  7. Assim como vc tb já assisti esse filme e me emocionei. Um amigo falecido a pouco tempo sempre dizia uma frase que faz todo sentido nesse contexto "Perdoar, é esquecer" .;)

    Bjaum

    http://infonews2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. o filme é ótimo,
    seu blog também !
    passa no meu ?

    www.fabrinebackes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Cara... que perfeito o seu texto ...

    To sem palavras para comentar sobre algo ...
    de fato, ele só prova o quanto não estamos preparados para a volta de cristo ..
    e como somos bons e matar milagres de Deus!

    Poutz! .. Sensacional o filme e seu texto!
    PArabéns!

    Té,
    beijos. xD

    ResponderExcluir
  10. Também estou te seguindo...rs

    Esse filme é, com certeza, um dos mais bonitos que existe. Ele me sensibilizou muito. Os atores estão impecáveis. Uma grande obra! Mto bom vc ter falado a respeito.

    ResponderExcluir
  11. Respondendo a sua pergunta...
    Presumo que o Ser Humano não está preparado para o dom do perdão...
    Posso dizer de experiência própria, que existem feridas em minha vida, que dificilmente fecharam por conta desse pequeno detalhe:O perdão!
    E só o tempo vai fazer com que eu consiga perdoar....

    Bem, em relação ao filme, ele está entre os filmes mais bonitos que eu já assisti...

    Parabéns vc escreve muito bem!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  12. Velho, só agora fui perceber que você é o carinha que eu falava na epoca do meu outro blog
    auhauhauhauh
    vo postar um selo lá pra tu
    Passa amanha lá
    que ja vai ta!
    abração

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu nunca achei esse filme lá graaande coisa!

    xD

    ResponderExcluir
  14. ganhei mais um selo , tá lá no meu último post tá;.

    pega lá e faz o que tem que fazer (uma lista com oito desejos e passe pra oito blogs Ok)

    valeus

    Lucas Alsil
    http://riachosvermelhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. tem selo pra vc la brow
    pega la,
    abraço

    ResponderExcluir
  16. ohshit .-.
    chorei com seu post u.u
    beeijo
    www.andnobodyelse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post!
    Realmente!
    Você falou TUDO!
    é fácil julgar
    o difícil é perdoar!

    ResponderExcluir
  19. Olá Arthur, vim retribuir a visita no www.tocou.blogspot.com, também gostei muito desse filme, já assisti, obrigada pela dica... espero sempre trocar figurinhas com vc e convido a conhecer também meus textos no www.raianareis.blogspot.com - poesias
    www.salivando.wordpress.com - reflexões.
    Abraços!

    ResponderExcluir