quinta-feira, 2 de abril de 2009

DESTINO OU ESCOLHAS?


Muita gente acha que ao nascer já tem algo esperando por nós, que um caminho já foi trilhado e que nós precisamos apenas segui-lo... De fato muitas coisas esperam alguém que acabara de nascer, acontece que se caminhos já foram trilhados e opções não são dadas para nós não se faria necessária criticidade da parte de ninguém, a vida se resumiria apenas em... viver.
Há quem acredite em destino, pessoas que acreditam que tudo que fazem por mais que seja uma decisão rápida e reveladora, ainda sim, esta só levará a tal pessoa a convergir pro seu 'destino'. O que seria o "Destino"? Será que Deus ou alguma outra força maior já nos deixou um caminho a ser traçado ou será que a gente decide o caminho a qual seguir?

Aquele que acredita em uma vida premeditada só o faz até o momento em que algo que previu o que está óbvio a acontecer não o agradar. Acredito que a necessidade da mudança e a vontade de fazer as coisas do nosso jeito é o que determina nosso destino ou não. Outros acreditam que Deus sabe de tudo, inclusive o que vai contecer com a gente, mas como ele saberia se a escolha é nossa e se somos nós que as decide sem prévio aviso ou conhecimento da parte de ninguém? Já aconteceu de vc pensar que vai tomar tal decisão e no momento crítico vc decide fazer uma outra coisa totalmente diferente da qual a planejou? Como um Deus conheceria alguém que não consegue estabelecer nem sequer que ela é? Como será que ele sabe o rumo da nossa vida se nós mesmos não estabelecemos um rumo exato? Será que Deus ou alguma força maior criou vários destinos para uma determinada pessoa? Destinos este que culminam a outro destino a partir de cada escolha que tomamos? Vc aceitaria morrer AGORA? Mas e se eu dissesse que é o seu destino morrer nesse exato momento? Vc ainda assim aceitaria? Se sua resposta é não, acredite, vc NÃO acredita em destino.
O fato de sempre querermos que as coisas saiam do nosso jeito nos faz necessário a propor mudanças e acredito sinceramente que são essas escolhas que faz sermos quem somos, que faz o nosso destino ser exatamente o que a gente planejou ou pelo menos que se aproxime disso... Dúvida sobre o futuro, temos várias, mas o que as vezes a gente esquece é que temos a resposta em nossas mãos e quando estamos tão cegos acabamos deixando nosso destino tomar um rumo que a gente não queria mas na verdade foi vc quem criou a situação que vive agora e é vc quem vai decidir: como vc quer viver amanhã? Afinal, vc acredita ou não em destino? Dê a sua resposta.

10 comentários:

  1. Penso que há sim forças maiores que sabem de todo nosso "destino", mesmo que mudemos de escolha ou opção por última hora... o que não quer dizer que há interferência alguma em nossas vidas. Confesso que não gosto de pensar muito sobre isso... mas existe um Único pra mim...se ele quiser que eu morra agora, claro que eu aceito... o que eu poderia fazer? o_o~ nada. Confuso, não?! Esqueça... eu e minhas frases soltas.

    ResponderExcluir
  2. hmm meu primeiro comentário rs eu acho que seu destino varia nas diferentes escolhas que vc toma... vc realmente é uma mulher que acredita em destino, vlw pelo comentário (Y)

    ResponderExcluir
  3. A maior verdade é que temos o Livre Arbítrio.
    César pôde unificar o mundo, falhou.
    Como Napoleão teve o mesmo 'destino' nas mãos,
    e falhou novamente.

    Existem missões pré-definidas,
    que nós conscientemente não temos conhecimento,
    e que durante a vida temos que fazer escolhas que nos levam a concluí-las ou não.

    D'us pode tudo sim,
    tanto pode que nos deu a liberdade de escolha,
    e ele não interfere nisso.

    Existem influências e mais influências boas e ruins em nossa vida,
    cabe a nós sermos de valores firmes,
    para trilharmos um caminho uniforme e de êxito.

    Morte ?!
    A morte é um recomeço pelo qual todos passamos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, qndo falei de Deus quis dizer justamente isso... dos "Destino's" que ele deixa pré-definidos pra concluirmos ou não...

    ResponderExcluir
  5. eu acredito no destino, mas em partes.
    creio que quando alguém morre após ser atropelado, por exemplo, dizem "já estava na hora dele" , mas na verdade, o acidente foi um erro humano.
    Sei lá...
    to te adicionando nos meus seguidores, me adiciona também?
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito em destino, mas acredito que nos podemos modifica-lo, ou seja o que é pra ser nosso será nosso, mas só a gente pode determinar como chegar lá, acho que tudo depende das escolhas que fazemos, se algo tiver queacontecer não importa o caminha el vai acontecer;

    beeijos

    ResponderExcluir
  7. isso é uma longa história cara.
    as vezes até eu caio em contradição sobre esse assunto.

    mas o teu blog tá legal, e o post tá massa mano !


    abraço


    http://riachosvermelhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Humm, eu acho que não há anda premiditado, que quem dita as normas do que vai acontecer ou não somos nós, pois quem faz as escolhas somos nós.
    Se para toda a ação há uma reação, então para toda escolha há uma consequência, quero dizer, dependendo da escolha que for feita, nossa vida terá um rumo diferente em função da consequência. Logo, quem define esse rumo é quem faz essas escolhas, que no caso somos nós.

    Não acredito em sorte, não acredito em destino. Acredito em capacidade e em bom senso!

    Obs.: para quem nunca leu e gostaria de ter uma filosofia diferente sobre o que muitos classificam como "força maior", leiam o livro "A cabana".

    ~~ ótimo post ~~

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Adorei seus textos!
    Inclusive este aqui, falando sobre o destino.
    Realmente concordo que tudo tem seu momento e sua hora para acontecer.
    Que cada dia das nossas vidas ja esta escrito, mas basta apenas que nos mesmos sejamos os controladores de como se deve seguir.
    Com os momentos bons e ruins da nossa vida.
    Acho que nada é por um acaso.

    Parabens pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  10. Prezado,
    Compartilhando... de coração.

    http://escolhasedestino.blogspot.com.br/

    Namaste

    JM

    ResponderExcluir